CORPO E MENTE

Como o corpo funciona e ativa a mente ou é a mente que ativa o corpo?

Bom! Se o corpo não se movimenta, ele não fica flexível, por conseguinte a mente fica presa engessada e, é por isso que precisamos dar flexibilidade ao corpo para que a mente se solte, se liberte e extravase tensões musculares e os conteúdos emocionais.

Nosso corpo é composto entre outras coisas, de vários músculos que precisam ser movimentados para poder permanecer elásticos. Se, eles tornam-se rígidos, consequentemente nos tornamos pessoas rígidas na postura, no comportamento, nas atitudes, na maneira de ser, no pensar e no viver.

É sabido que os indivíduos flexíveis não costumam construir verdades absolutas, estão abertos e conectados aos movimentos dinâmicos da vida e por isso estão sempre adquirindo novas ferramentas e novas formas de expressão.
Nossas couraças e máscaras são construídas por nossa da rigidez física e mental que fomos observando e construindo no transcurso de nossa vida, essa rigidez começa ainda criança quando, por exemplo: engolimos o choro para nos tornamos fortes para vencer na vida.

De que forma podemos mudar essa postura e tornar nosso corpo e mente mais flexível? Podemos cuidar de nosso corpo de várias maneiras, mas, poucas são as formas que cuidam do corpo e da mente simultaneamente.

Uma simples caminhada já é um bom começo para que o corpo se movimente, oxigene o cérebro e abra a mente. Outros exercícios que não agridem o corpo tornam-nos suaves e elásticos e provoca um bem estar mental são os originários da cultura oriental, como o tai chi chuan, chi kung etc., no ocidente tem o pilates, que provocam grande alongamento muscular.

A ioga é outra pratica oriental que embora seja uma filosofia de vida promove um total bem estar por reunir em uma só prática, a meditação, a respiração e o equilíbrio de postura e alongamento.

Se de todo você não é adepta de nenhuma atividade física, tente pelo menos uma massoterapia, acupuntura, shiatsu, atividades muito boas para relaxar os músculos. A ideia é soltar e relaxar os músculos, pois neles são acumulados os sentimentos e também as emoções e a finalidade é desmanchar os nós retirando as tensões e as preocupações para que o corpo liberte a mente e sinta viver a vida. Como você vê não tem escusa para ficar rígido e tenso. Movimente-se! Miguel Angel.

Nenhum comentário: